< Voltar à Home
PIRELLI.COM / Arte&cultura

Pirelli revela os bastidores
do novo The Cal™ 2017

Para a Vogue América, bíblia do mundo da moda: «O Calendário Pirelli já trilhou um longo caminho. Introduziu uma nova maneira de provocar». Para o jornal inglês The Independent: «Pirelli exibe o talento e não mais o corpo». O francês Le Figarò afirma, ainda: «Pirelli homenageia Hollywood»; e os alemães da InStyle falam de «Um The Cal™ totalmente inédito e surpreendente». É assim que a imprensa internacional promoveu o novo trabalho de Peter Lindberg para o Calendário Pirelli 2017.

A apresentação de 29 de novembro permanece em sigilo absoluto, mas as imagens dos bastidores já revelaram o elenco hollywoodiano escolhido por este mestre alemão para representar o seu  ideal de feminilidade que supera os estereótipos da beleza: quatorze grandes atrizes do cinema mundial, somando seis Oscar, e uma convidada especial foram fotografadas em cinco locações: Londres, Nova York, Berlim, Los Angeles e a praia francesa de Le Touquet. Para as quatro semanas de produção deste portfolio fotográfico, a objetiva de Lindberg capturou as imagens de Alicia Vikander, Nicole Kidman, Zhang Ziyi, Julianne Moore, Uma Thurman, Rooney Mara, Robin Wright, Jessica Chastain, Kate Winslet, Penelope Cruz Sanchez, Lupita Amondi Nyong’o, Charlotte Rampling, Helen Mirren, Lea Seydoux e de uma convidada especial, a empreendedora e professora universitária Anastasia Ignatova, que foi convidada pelo fotógrafo a fazer parte do projeto durante um jantar em 2015 em que ele foi arrebatado pelo perfil e pela beleza dela.

Esta é a terceira participação de Lindbergh como fotógrafo do The Cal™: ele já expressou sua arte visual clicando as edições de 1996 e 2002, além de ter participado do projeto de celebração do 50º aniversário do Calendário com uma fotografia icônica em Nova York. A busca de Lindbergh por uma fotografia que contenha uma dimensão artística autêntica e original concentra-se numa estética natural. Declarou várias vezes, inclusive durante essa sessão fotográfica, refutar “a busca por uma perfeição pré-fabricada”, que altere o espírito da feminilidade mais pura. Desta maneira, a escolha de um elenco habituado à produção cinematográfica de Hollywood permitiu observar sob um novo ângulo estas atrizes que generosamente se envolveram com este fotógrafo especialmente sensível.  

Lindbergh também optou por não fotografar a nudez, justificando que este é um Calendário “que desnuda a alma das atrizes. The Cal™ 2017 – afirma – será um calendário sobre sensibilidade e emoção, não sobre corpos perfeitos”. As fotos foram feitas em estúdio e também em lugares populosos das metrópoles escolhidas, como Time Square em Nova York. Estas grandes estrelas, célebres por seus filmes multipremiados, alternaram-se tanto na realidade de contextos urbanos quanto na tranquilidade de palcos ou de um estúdio. Porém, sem a necessidade de representar um papel que não fosse o de se mostrar em toda a autenticidade. Além disso, a presença de Odile Gilbert, hair stylist que recebeu da república francesa um prêmio de Artes e Literatura, de Stephane Marais, notável maquiadora cenográfica, e de Julia Von Boehm, stylist conceituada, contribuiu para manter o espírito de simplicidade elegante que emerge de uma estética da qual Lindbergh tem interpretado ao longo de toda a carreira.

Kate Winslet
Penelope Cruz
Robin Wright
Nicole Kidman
Uma Thurman
Saiba mais